dezembro 08, 2017

.................... MOMENTO INESQUECÍVEL: CIDADÃO NATALENSE



O lucro da nossa experiência é tornarmo-nos melhores e mais sábios.
MICHEL de MONTAIGNE
(Saint-Michel-de-Montaigne, França. 1533 – 1592)

Fotografias:
MORVAN FRANÇA


A felicidade está em desfrutar. Sem fugir do presente, costumo recordar os tempos bons. Guardo em algum lugar as alegrias de uma vida aventureira. Em 2013, graças à atividade de escritor e jornalista, fui agraciado com o TÍTULO de CIDADÃO NATALENSE. A sessão solene ocorreu no plenário Érico Hackradt, na Câmara Municipal de Natal. O companheiro e fotógrafo mineiro Morvan França registrou o evento.

Proposto pelo vereador Heráclito Noé (PR), o título foi aprovado por unanimidade. Segundo o político, “pela obra cultural que realizou na capital potiguar, entre os anos de 2003 e 2012, divulgando nossa cidade e seus artistas mundo afora, Nahud é merecedor da homenagem”.

Baiano, adotei Natal para viver, depois de morar em diversas cidades no Brasil e na Europa. Nasci no Sul da Bahia, publiquei onze livros, colaborei como correspondente free-lancer na Europa para os jornais “A Tarde” (BA), “Folha de S. Paulo” e “O Tempo” (MG), entre outros, e revistas portuguesas e espanholas.


Nessas andanças, tive programa de tevê, colunas em jornais, diversos blogs; fui repórter de tevê, assessor de comunicação, agente cultural. A minha história, desde a infância em uma fazenda de cacau, passando pela saga jornalística e a publicação de livros, foi contada na cerimônia pelo mestre Diogenes da Cunha Lima, escritor e presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, e Ana Cláudia Bezerra Barros, secretária adjunta municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

“Pratico um ato de justiça, ao entregar o pergaminho da cidadania a um homem de imprensa. Além de valoroso escritor é um lutador, um desbravador que vive em função da arte, que acredita na força da mesma e semeia as sementes do trabalho honrado em todas as funções, tarefas e missões que exerce na vida profissional”, disse o vereador Heráclito Noé, concluindo: “Os nossos votos são de que continue firme na missão literária e jornalística, que adotou como lema de sua existência”.

diogenes da cunha lima discursando
O então vereador Heráclito Noé é professor universitário especializado em segurança pública, área na qual atua até hoje. Já exerceu cargos de diretoria na Academia de Policia do Rio Grande do Norte, Itep e Conselho Estadual de Entorpecentes. Preside o Rotary Clube de Ponta Negra e é um dirigentes do voluntariado da Fundação Bradesco e das Obras Salesianas. Estava na sua primeira e até o momento única legislatura.

Feliz com a homenagem, declarei na ocasião em entrevista: “Agradeço a generosidade de Heráclito Noé e a todos seus companheiros vereadores. Nunca, nem em meus desejos mais secretos, teria imaginado tal reconhecimento. O meu coração está sorrindo. Aprendi muito em Natal e me sinto em casa nesta cidade bela e acolhedora. Sem perder a ternura, pretendo continuar tentando entender o tempo em que vivo através da magia da escrita, investindo no toque autoral, passional e experimental. E Natal e sua gente – minha gente – reacendem a fé na crença artística que me leva efetivamente ao céu na terra”.

GALERIA de FOTOS

 
 
 
 
 
 

Na TV CÂMERA


32 comentários:

Carlos Betão disse...

Bravo, poeta, bravo!!!!!

Fabiane Brazileiro disse...

Parabéns Junior!!!! Fico orgulhosa! É mto bom fazer o q gostamos! Avante!

Fábio Brito disse...

Parabéns!

Fernando Sobrinho disse...

Parabéns !

Cristina Queiroz disse...

Depois poste as fotos! Parabéns

Norma Bezerra disse...

Parabéns meu amado amigo! Suas habilidades são inúmeras e merecedoras de reconhecimento! Grande beijo no coração!Sucesso!

João Roque disse...

Parabéns!
Os meus sinceros parabéns!!!!

Marília Sá de Paula disse...

Parabéns!

Vicente Vitoriano disse...

parabéns antonio!

Jane Hilda Badaró disse...

Parabéns!!!!

Júnior Dalberto disse...

Parabéns, muito justo!!!

Angelus Melo disse...

É isso aí, Tony, meus parabéns!

Inha Bastos disse...

..Parabéns!Vc merece todos aplausos, amigo!Bjs

Adriana Tinoco disse...

parabéns!!! vc merece... bjus

Andressa Vieira disse...

Muuuito bom!!! Parabéns, Nahud :)))

Júlia Xavier disse...

Querido Antonio, Beijos!!
Obrigada, por este comunicado!
É com alegria que acompanho as suas vitórias, e é com grande emoção que leio você, sempre.
Natal, mais que você, está de parabéns, pois, tê-lo entre os seus é motivo de orgulho e de merecimento.
Parabéns, meu amor, parabéns!!

CYRO DE MATTOS disse...

Olá, Antonio,

Às vezes, sem esperar, temos o reconhecimento merecido lá fora enquanto em nossa terra somos perseguidos. Autores ressentidos, frustrados, que apenas circulam na cidade, entre os comparsas e amigos, vestidos de ciúme, ódio e intriga, não dormem. não perdoam os que rompem as fronteiras de nossa cidade. Em vários casos, nem merecem o nome de autor de um livro de literatura. Quando um deles domina a mídia, arreganha os dentes de metralha, sedento e faminto como cão raivoso. Não estou nem aí, sou vacinado contra esse tipo de gente. bem doente.

Felicito-lhe pelo reconhecimento merecido.

No segundo semestre deste ano publiquei mais dois livros: "Vinte e Um Poemas de Amor", pela Dobra Editorial, de São Paulo, e o infantil "Lorotas, Caretas e Piruetas", pela editora RHJ, de Belo Horizonte. O primeiro foi lançado na Academia de Letras da Bahia, em final de outubro. O segundo saiu do forno na semana passada, uma jóia de projeto artístico. A editora é conceituada e circula em nível nacional. Vem aí em janeiro "Histórias Dispersas de Adonias Filho", coletânea que organizei, pela Editus. E mais.

Que o Natal, como no poema Ceia, puxe o Ano Novo com abelhas zumbindo ouro nas suas atividades e sonhos.



Cyro de Mattos

Dida Moreno disse...

Parabens pelo sucesso!
Dida

Euzner Telles disse...

Antonio,

Eu disse a Ruth Colares, viúva de Carlos Viana, pessoa respeitável, e descomportadíssima,para os padrões convencionais: ela diz o que pensa.
-Ruth,você com com toda sua "descompostura" recebeu o título de cidadã Ilheense, foi sinal de que vc é respeitada como é....se impôs.
Admiro muito ela.
Parabens!!!!
Vou a esta solenidade.

Beijão!

Euzner Teles

Jorge Telles de Menezes disse...

Muitos Parabéns, Poeta António Nahud Júnior!!!

JR Duran disse...

Parabens meu amigo!!!!!Vc merece..

Henrique Fontes disse...

Eita homenagem merecida, mas ele já se sentia daqui mesmo. O coração ta sempre batendo forte por aqui né amigo?

Priscila Barros disse...

Amigo, vc merece! Bjo no coração!

Jóis Alberto disse...

Parabéns, Antonio Nahud Junior! Merecido o seu título de Cidadão Natalense.

Luana Rodrigues disse...

Parabéns!
Merecidíssimo!

Marcelo Mendonça disse...

gostei demais! voce merece

Claire Maron Andrade disse...

Parabéns nego, vc merece!!!!!!!!!!

Thirza Correia disse...

parabens pelo titulo de honra ao novo cidadao natalense!!! boas festas p vc!!! bj meu e da mama!

EMILIO SANTIAGO disse...

QUE MARRRRRAVIIIIIIIAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns, poeta.

Paz e bem

Zélia Possidônio disse...

Estimado poeta, vc possui um mundo único e repleto de literariedade.Esta homenagem representa o seu amor profundo pelas letras e quicá o voo altíssimo de sentimento por este povo que lhe acolhe com verdadeiro carinho e amizade.VC MERECE E SABE AMÁ-LOS.FELIZ ANO NOVO.Feliz 2012..

Anônimo disse...

Eu queria estar familiarizado com o que pode abster-se de uma abelha na vida única , de modo que se trata não é que não poderia dar uma resposta literal.